Pedro vai parar na mesma sala de Gonzalo, devido a um projeto de integração criado pelo diretor da escola inglesa Saint Patrick, Padre McEnroe (Ernesto Malbran), que abriu as portas desta para diversos estudantes de comunidades carentes próximas à instituição. Este foi o ponto de partida para uma amizade cheia de surpresas e descobertas.
A relação entre esses dois meninos, na verdade, serve para retratar o que ocorria no Chile naquele período, já que quando se tornam amigos, um passa a conhecer e freqüentar o ambiente do outro. Machuca conhece o conforto em que a sociedade burguesa vivia: as festas, roupas, comidas, etc. Mas, apesar da comodidade, quem realmente fica impressionado com as novas descobertas é Gonzalo, que percebe a esperança e desfruta da receptividade daquele povo que vivia na periferia pobre de Santiago, em casas sem eletricidade e saneamento básico.
Ele passa a freqüentar bastante aquele ambiente, e acaba indo às ruas ajudar Machuca e Silvana (Mariana Martelli) a vender bandeirinhas nas constantes passeatas que havia no país. Dessa convivência surge uma forte amizade e um triângulo amoroso juvenil. Essa relação é muito importante na história dos personagens, pois além de representar o inicio da adolescência e as descobertas amorosas, começam a se perceber como membros de uma nação cheia de dilemas, e tomar conhecimento das possibilidades e alternativas que a sociedade lhes reserva.
Quando as lutas políticas se tornam mais acirradas, podemos observar especialmente no encontro de pais na escola, que as diferenças sociais e econômicas são vistas como um abismo aparentemente insuperável de ressentimentos de classe. Em uma escala maior, a guerra civil está se formando, mas é impedida pelo assassinato de Salvador Allende e o golpe militar brutal, que botou Pinochet no poder, dando início a uma ditadura que durou dezessete anos, o periodo mais autoritário e violento da historia chilena.
Quando perguntado por que o nome do filme é Machuca e não Gonzalo, o diretor, Andrés Wood responde: “porque o mundo se abre para o personagem principal, é o que ele vê. O filme é narrado do ponto de vista de Gonzalo Infante, e o que ele vê o transforma e machuca”. Durante todo o filme, Gonzalo apenas observa com atenção o que ocorre ao seu redor, já que a ele não foi dado muito o que dizer. A câmera mostra os eventos na perspectiva do garoto e coloca o espectador no lugar deste, o qual começar a sentir a sua alienação e crescente dor e vai aprendendo junto com o menino. É, acima de tudo, uma história sobre o amadurecimento.
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