terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Machuca" de Andrés Wood (2004), por Bruna Belo




1973, Santiago, no Chile. Em meio a disputas políticas e passeatas de comunistas e direitistas, num momento em que as classes sociais menos favorecidas estão politicamente mobilizadas, exigindo os seus direitos e uma mudança essencial na sociedade em que viviam, e as classes mais ricas temem cada vez mais o crescente movimento socialista e conspiram contra o então presidente eleito, Salvador Allende, surge uma inesperada amizade entre duas crianças: Pedro Machuca (Ariel Materluna), pobre e de ascendência indígena, e Gonzalo Infante (Matias Quer), garoto branco, bem vestido, de classe média alta.

Pedro vai parar na mesma sala de Gonzalo, devido a um projeto de integração criado pelo diretor da escola inglesa Saint Patrick, Padre McEnroe (Ernesto Malbran), que abriu as portas desta para diversos estudantes de comunidades carentes próximas à instituição. Este foi o ponto de partida para uma amizade cheia de surpresas e descobertas.

A relação entre esses dois meninos, na verdade, serve para retratar o que ocorria no Chile naquele período, já que quando se tornam amigos, um passa a conhecer e freqüentar o ambiente do outro. Machuca conhece o conforto em que a sociedade burguesa vivia: as festas, roupas, comidas, etc. Mas, apesar da comodidade, quem realmente fica impressionado com as novas descobertas é Gonzalo, que percebe a esperança e desfruta da receptividade daquele povo que vivia na periferia pobre de Santiago, em casas sem eletricidade e saneamento básico.

Ele passa a freqüentar bastante aquele ambiente, e acaba indo às ruas ajudar Machuca e Silvana (Mariana Martelli) a vender bandeirinhas nas constantes passeatas que havia no país. Dessa convivência surge uma forte amizade e um triângulo amoroso juvenil. Essa relação é muito importante na história dos personagens, pois além de representar o inicio da adolescência e as descobertas amorosas, começam a se perceber como membros de uma nação cheia de dilemas, e tomar conhecimento das possibilidades e alternativas que a sociedade lhes reserva.

Quando as lutas políticas se tornam mais acirradas, podemos observar especialmente no encontro de pais na escola, que as diferenças sociais e econômicas são vistas como um abismo aparentemente insuperável de ressentimentos de classe. Em uma escala maior, a guerra civil está se formando, mas é impedida pelo assassinato de Salvador Allende e o golpe militar brutal, que botou Pinochet no poder, dando início a uma ditadura que durou dezessete anos, o periodo mais autoritário e violento da historia chilena.

Quando perguntado por que o nome do filme é Machuca e não Gonzalo, o diretor, Andrés Wood responde: “porque o mundo se abre para o personagem principal, é o que ele vê. O filme é narrado do ponto de vista de Gonzalo Infante, e o que ele vê o transforma e machuca. Durante todo o filme, Gonzalo apenas observa com atenção o que ocorre ao seu redor, já que a ele não foi dado muito o que dizer. A câmera mostra os eventos na perspectiva do garoto e coloca o espectador no lugar deste, o qual começar a sentir a sua alienação e crescente dor e vai aprendendo junto com o menino. É, acima de tudo, uma história sobre o amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário