sábado, 4 de junho de 2016

"Amores Perros", por Gabriel Henrique de Lessa Paiva


Assim como em outras produções de cinema onde início é o fim , Amores Perros (ou Amores brutos, no Brasil) também usa o recurso do flashback. Porém, não fala de uma história apenas, e sim de subtramas. Nesse contexto, o diretor Alejandro González iñarritu inseriu um acontecimento para conectar as histórias.

   Em Amores Perros, há três subtramas. A histórias inicial começa por Octavio, um adolescente que vive com sua mãe, irmão, cunhada e um sobrinho bebê. Ele deseja fugir com sua cunhada para outro lugar e daí, com o pouco de sua ganância, decide colocar seu cachorro em uma rinha para obter dinheiro. Na segunda tem-se Valeria, uma modelo muito famosa e que vai morar com o amante, Daniel, que abandona a noiva e duas filhas para viver com Valeria. E a última é a de Chivo, um andarilho catador de coisas recicláveis e também assassino de aluguel, que vive rodeado de seus cães. E há um ponto em que todas elas vêm a se conectar: o acidente de carro causado pelo Octavio.

   É a partir do ocorrido que o filme se amplia,  torna-se um marco para que as histórias se conectem. É nisto que a vida de cada personagem tenha alguma consequência futura; mudanças que ninguém espera, quebrando assim sonhos ou tomando rumos diferentes. Octavio não poderá mais fugir do local  com a cunhada, como deseja ,pois a mesma fugiu some com seu irmão e também pelo fato da falta de dinheiro, como no início de sua história; Valeria, muito bem de carreira sofre algo trágico na perna direita, ao final de tudo acontecendo algo pior; e Chivo, ao resgatar o cão de Octavio,Gali, vê-se em outro rumo depois de ocorrido com seus cães.

   Esta produção de Iñarritú é um tanto violenta, não somente uma violência física, mas a própria realidade na qual vivem. Mostra o quão cruel é o mundo. A falta de humanidade é um dos aspectos do filme, visto que na história de Octavio, sua ganância o faz participar de rinhas, além do exame direto da crueldade dos humanos perante os cães; a falta de empatia, de humanidade. E na história de Chivo, um assassino de aluguel, embora sua relação com os cães seja diferente, como se ele procurasse algo ao ajudar os animais e amá-los profundamente.

   Assim, Amores Perros é uma produção  intrigante, na qual o espectador pode se empolgar pela história de cada personagem; e também pela não-linearidade do roteiro, pela crescente tensão em toda a duração que fazem com que prenda quem o assiste, entrando em cada trama à espera de ver o que acontecerá em seu último bloco, com Chivo como protagonista, apesar de que o mesmo esteja nas tramas anteriores junto também com os cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário