sábado, 4 de junho de 2016

"Memórias do subdesenvolvimento", por Bruno Guarines


 


                O filme “memórias do subdesenvolvimento” é uma produção cubana de 1968, dirigido por Tomaz Gutierres Alea. A película retrata a vida de Sergio (Sergio Corrieri) um intelectual cubano de classe alta que decidiu ficar em seu país durante a revolução em curso.

                A revolução cubana é o plano de fundo para todo o desenrolar da trama. O personagem faz uma autorreflexão sobre seu papel durante esse acontecimento. Ele encontrasse perdido no meio dessa transformação social, e não consegue seguir sua família e seus amigos contrarrevolucionários para fora do país devido a sua visão crítica da classe burguesa, tampouco consegue se entregar a esse espírito revolucionário que toma conta das ruas. Sergio flutua entre esses dois mundos, mas sempre distante, reflexivo e imparcial.

                Longe da esposa, que partiu para Miami, Sergio passa a ter fantasias com sua arrumadeira evangélica. E, durante suas caminhadas solitárias pelas ruas ele conhece Elena (Daisy Granados), uma jovem de dezesseis anos que não entende nada de política, mas que consegue perceber a extrema polarização, e chama Sergio de “nada” por ele não ter uma posição definida. Após se envolverem sexualmente, Elena acusa Sergio de tê-la “desgraçado” e vai embora. No outro dia ela volta mas explica que está tudo bem. Ela acredita que casará com ele. Mas o interesse de Sergio diminui ao perceber que ela não é tão complexa quanto ele acreditava. A cena se passa   na  casa do escritor americano Ernest Hemingway (um ponto turístico em Havana), enquanto ele segura o livro “Lolita” nas mãos. Nesse momento ele se dá conta que “sempre tentou viver ao estilo europeu, e que Elena sempre representaria o subdesenvolvimento dos trópicos”. Depois de ter sido abandonada por Sergio, Helena busca apoio em sua família e leva Sergio para os tribunais.

                A virgindade é um tema tratado como uma hipocrisia diante do cenário revolucionário e libertador. Elena se envolve com Sergio pela facilidade em se tornar atriz devido ao seu conhecimento no meio cinematográfico, e uma das cenas do filme faz referência a censura moralista que ocorria anteriormente.

                A mistura entre documentário e ficção está presente em todo o filme. São utilizadas cenas documentais, recortes de jornais, mesclados com cenas ficcionais para compor o panorama que o protagonista vive. Levando o espectador a viver essa visão crítica e distanciada que tem o personagem.

                O filme é uma autorreflexão da revolução cubana, e apresenta uma narrativa não linear que mistura o presente com as reminiscências de Sergio, e as transformações da sua vida até a chegada da revolução. Como ele evoluiu de um burguês promissor até se tornar um “nada” devido a sua incapacidade de se envolver nesse patamar revolucionário. Em suas palavras Sergio confessa que “não se tronou maduro, apodreceu”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário