sábado, 20 de novembro de 2010

“Memórias do Subdesenvolvimento” de Tomás Gutiérrez Alea, por Renato Souto Maior




Não há escolha para Sérgio, de fato; o dilema de sair ou não de Cuba se resolve de maneira insatisfatória. Ele continua no país, mas apenas em corpo presente, onde toda sua existência permanece viva para justamente divagar e questionar o papel da ditadura, das pessoas, da sociedade cubana, e o seu próprio. Talvez um masoquista irremediável, ou um insistente fracassado, Sérgio resiste à tentação de não ir embora de uma nação, por ele mesmo classificada de, no mínimo, atrasada, “subdesenvolvida” e podre; repleta de contradições e abandono. Em uma espécie de inércia intelectual, a ação de Sérgio se restringe ao discurso, e só; a figura do intelectual engajado é abrandada, e em seu lugar se desenvolve uma figura mais humana, passível de erros, onde a questão da revolução é pauta presente no seu cotidiano, mas não totalmente. A saudade da esposa, recém saída de Cuba, não se mostra consolidada e crível o suficiente, sendo estabelecida e mostrada de forma problemática, com várias brigas e discussões do casal. Mas ao chegar da rua, em um ritual e ação quase inconscientes, Sérgio segue para o quarto, e abraça os casacos e roupas da mulher – ex – e ouve gravações, recordando das brigas em um estado quase de nostalgia pura. Esse escapismo, em seu apartamento, para com as lembranças do passado pode sinalizar uma tentativa de fuga do protagonista, ao se deparar, constantemente, com realidade adversa nas ruas de Havana; realidade esta responsável por boa parte do discurso do intelectual, em constatações e reflexões críticas e duras à sociedade e aos habitantes da ditadura. É um olhar crítico, mas que sempre demonstra um pertencimento dócil à mesma cultura criticada; as questões são apontadas, mas ele sempre está no meio delas, relativizando, constantemente, as idéias. Aliás, as passagens na rua são muito verossímeis, próximas ao documental – assim como a ótima cena de abertura, onde uma típica manifestação cultural de rua é mostrada – e servem como complementação cabal para as colocações de Sérgio. Seu estudo se dá em meio ao povo, em todos os níveis; desde a mera contemplação diante do cotidiano dos cubanos, até o envolvimento com uma legítima pertencente do povo, jovem e pobre, responsável pelo envolvimento do protagonista em uma série de problemas – de ordem cultural, judicial e até familiar – característicos e representativos daquele regime, onde a dita “voz do povo” acaba por ser omitida, e “vencida”, ao final. Sérgio perambula todo o filme mais como um espectador de tudo, do que qualquer outra posição mais incisiva ou partidária. Posição interessante e louvável de Gutiérrez Alea, pois posiciona o seu personagem central de forma a criticar ambos os lados, sem ser completamente objetivo. A subjetividade anda lado a lado com a objetividade aqui, onde um cede lugar ao outro, sem disputa acirrada ou deficitária; os dois se complementam e contribuem para uma trama que não precisa, necessariamente, tomar partido de nada. Em comparação a outros filmes, da época, como o brasileiro “Terra em Transe”, “Memórias de um Subdesenvolvimento” é uma visão mais pessoal, sutil e “fácil” de ser assimilada e interpretada, com espaço para um jogo bem orquestrado de ambas as coisas; lirismo poético, pessoal, subjetivo, de memória e acontecimentos políticos, revolucionários, partidários. O filme não funciona como posição política, mas é repleto de críticas. Um exercício mais complexo, até, por ambicionar abraçar os dois terrenos, os dois âmbitos e realidades da Revolução, em bem sucedida relação de denúncia, mas não de forma pedante ou denunciativa, mas sim sob o ponto de vista de um morador, intelectual, mas antes de tudo cubano. A ambigüidade de Sérgio não deve ser vista como posição arbitrária, conflitante ou contraditória; é justamente uma visão abundante, verdadeira e complexa de algo igualmente difícil e subjetivo. A podridão do povo cubano, por ele apontada, é uma metáfora interessante, e reveladora da condição cultural e social do país; a partir de uma ligação e relação com o clima tropical, em um paralelo com o estado das frutas diante de avassaladora temperatura, os cubanos se tornariam podres, depois de certa idade. Todos são podres; assim como Sérgio também o é.

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