domingo, 25 de outubro de 2009

"El día que me quieras" por Rafaella Costa


Dirigido por John Reinhardt, Carlos Gardel atua em seu último filme antes do desastre aéreo que sofreria no mesmo ano, no auge de sua carreira. “El Día Que Me Quieras” (1935), é um dos grandes sucessos musicais da América latina. Embalado por canções do próprio Gardel e com letras de Alfredo Le Pera, seu parceiro musical, o filme também conta com a atriz Rosita Moreno no elenco principal, interpretando tanto mãe como filha.

A história se passa nos anos 1910, 1920 e 1930 e é basicamente sobre o filho de um empresário rico, Julio Argüelles (Gardel), que se apaixona pela dançarina Margarita (Moreno). Porém o pai é contra a união dos dois, porque quer que seu filho se case por conveniência. Julio, ignorando as vontades do pai, casa-se com Margarita e tem uma filha, Marga (Moreno). Além da situação financeira difícil que se encontram, Margarita está também bastante doente. Após a sua morte, a carreira de Julio como cantor de tango desponta e junto com sua filha, ele viaja apresentando-se em teatros e ganhando reconhecimento.

Carlos Gardel (Charles Romuald Gardés) nasceu em 1890, em Toulouse, na França. Ainda pequeno, foi trazido por sua mãe para Buenos Aires e viveu uma infância pobre. Aos 17, já começava a cantar e em 1925 já era conhecido por toda América espanhola. Logo depois da Europa, viria a ser conhecido nos Estados Unidos e no cinema. Outros dos grandes sucessos musicais que atuou foram “Mi Buenos Aires Querido” e “Volver”. O compositor, intérprete e ator, foi o mais famoso cantor de tango argentino, ainda que este nem tenha sido seu país de origem. “Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade” dizia.

O melhor de ter assistido “El Día Que Me Quieras”, acabou nem sendo o filme em si. Enquanto assistia, me dei conta de que a quem passava por ali já ia sentando para ver do que se tratava. Ver Gardel interpretando os grandes sucessos da época, trás a sensação de estar revivendo um tempo que nem foi seu. Um clássico que deve ser assistido e lembrado ainda por muitas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário